Joao Morgado
Fotografia de Arquitectura

 

Quando na escola lhe perguntaram “o que o papá fazia”, ela não teve dúvidas e respondeu certeira: “Fotografa casas bonitas”. E está tudo dito! Da objetiva de João Morgado, desde que iniciou a carreira como fotógrafo de Arquitetura (em 2012), já saíram mais de mil reportagens, cobrindo todo o território nacional, incluindo ilhas, mas também países como Brasil, EUA, México, Itália, França, Kuwait, entre outros.

Em 2020, o Muse Design Awards premiou-o como melhor fotógrafo de Arquitetura. Mérito já reconhecido em 2014, quando venceu o ARCAID Awards, no Reino Unido, na categoria de “Sense of Place”, com a fotografia da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira (Matosinhos), obra do arquiteto Siza Vieira. Já no ano seguinte, em Nova Iorque foi classificado como um dos dez melhores fotógrafos de arquitetura do Mundo.

Os seus trabalhos são regularmente publicados em várias publicações da especialidade, como Architectural Digest, Casa Bella, Wallpaper, Azure e id+C.

É o co-fundador do Loop Design Awards, prémio criado em 2020 que se já se tornou uma referência internacional em Arquitetura e Design.

Diz com frequência que “desde que se lembra” queria ser arquiteto. E um 19,9 no exame nacional de Geometria Descritiva valeu-lhe a entrada no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, onde tirou o mestrado em Arquitetura.

Mas foi no estágio profissional que aconteceu em Maastricht, na Holanda, em 2009, que o arquiteto Wiel Arets lhe descobriu, involuntariamente, um talento que nunca mais abandonou…